terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Consumo de bebidas açucaradas é ligado ao câncer de pâncreas


O consumo de bebidas açucaradas aumenta o risco de câncer de pâncreas, de acordo com um estudo norte-americano divulgado nesta segunda-feira.

Os autores desta pesquisa estudaram os dados sobre consumo de bebidas açucaradas e sucos de frutas de 60.524 pessoas que participaram do estudo em Cingapura, conhecido como Singapore Chinese Health Study.

Os pesquisadores identificaram os casos de câncer de pâncreas e as mortes relacionadas a essa doença em meio as pessoas submetidas ao acompanhamento.

Descobriram que o risco de câncer de pâncreas era mais alto entre os que consumiam pelo menos duas bebidas diárias com adição de açúcar do que entre os demais, segundo seus estudos divulgados na revista Cancer Epidemiology, Biomarkers and Prevention.

Não se descobriu, no entanto, uma relação entre o consumo de sucos de frutas e o câncer de pâncreas.

O estudo Singapore Chinese Health Study realiza há 14 anos um acompanhamento da dieta, das atividades físicas, da evolução demográfica e da saúde de 63.000 habitantes de Cingapura.

Fonte: Uol.com.br 08/02/2010


O risco foi mais alto entre os que consumiam pelo menos duas bebidas diárias com adição de açúcar

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Nutricionista dá dicas para aproveitar melhor festas do carnaval

São Paulo - Samara Prozzi, nutricionista clínica do Hospital Villa-Lobos, afirma que a alimentação durante as festas de carnaval deve ser balanceada, de fácil digestão e livre de pratos gordurosos e frituras. "O folião deve abusar de sucos de frutas e água naturais, água de coco e picolés de frutas, que são altamente hidratantes e ricos em sais minerais. A dieta deve conter legumes, verduras, carboidratos na forma integral (massas, batata, milho, mandioca, arroz e pães) e carnes brancas (aves e peixes), além de frutas. Este cardápio equilibrado, com muitas vitaminas e minerais, ajudará a melhorar o sistema imune dos foliões."

De acordo com ela, durante os quatro dias de festas, as refeições devem ser reforçadas com carboidratos na forma integral ingeridos a cada três horas. "Estes alimentos são responsáveis por fornecer energia ao organismo, por isso é importantíssimo o seu consumo neste período." Ela alerta ainda para os cuidados com o excesso de bebida alcoólica. "As bebidas alcoólicas devem ser consumidas com moderação, pelo seu alto valor calórico, associadas aos seus efeitos colaterais", conclui.

Fonte UOL 05/02/2010 - 13h30

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Controle do peso evitaria 19% dos casos de câncer no Brasil, diz Inca


A combinação de alimentação saudável com atividade física é capaz de prevenir 63% dos casos de câncer de boca, faringe e laringe; 60% dos tumores de esôfago e 52% dos casos em que a doença atinge o endométrio. É o que aponta o relatório Políticas e Ações para a Prevenção do Câncer no Brasil, Alimentação, Nutrição e Atividade Física, lançado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em parceria com o Fundo Mundial de Pesquisa contra o Câncer (WCRF), nesta quinta-feira (4), Dia Mundial do Câncer.

Os números revelam, ainda, que 41% dos tumores de estômago, 34% de pâncreas e 37% do intestino grosso (colorretal) poderiam ser evitados por meio da combinação exercício físico/combate à obesidade.

No total, 19% de todos os cânceres poderiam ser evitados com a dobradinha "dieta e exercícios". No caso específico de doze tumores, esse percentual chega a 30%: boca, faringe e laringe; esôfago; pulmão, estômago, pâncreas; vesícula; fígado; intestino grosso (colorretal); mama, endométrio; próstata e rim.

O controle do peso, sem a prática de atividade física, também é eficaz no controle dessas doze neoplasias, podendo evitar 13% dos casos, acrescenta o Inca.

O documento também chama a atenção para a importância de medidas simples, como consumo de água potável, cuidado com a higiene e a conservação dos alimentos.

Na Estimativa 2010, Incidência de Câncer no Brasil, divulgada pelo Inca em novembro passado, dos 375.420 casos da doença estimados para o Brasil para este e o próximo ano (excluindo-se os tumores de pele não-melanoma, que são tratados ambulatorialmente), 112.636 poderiam ser evitados se fosse banido o consumo de tabaco e 131.397 seriam evitáveis por meio de hábitos de alimentação saudável. Os fatores de proteção (alimentação) e de risco (tabagismo) não podem ser somados. Combinados, previnem 40% dos tumores.

Fonte: Uol - 04/02/2010 - 12h19

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Estudo associa insônia a um menor volume em algumas áreas do cérebro

02 de fevereiro de 2010 (Bibliomed). Um estudo holandês recentemente publicado na revista científica Biological Psychiatry indica uma associação entre a insônia crônica e um menor volume da massa cinzenta do cérebro. Usando uma técnica especializada chamada morfometria baseada em voxel, os pesquisadores notaram que pacientes com insônia tinham um menor volume de massa cinzenta no córtex orbitofrontal esquerdo – área do cérebro que foi fortemente relacionada com a gravidade da insônia relatada pelo paciente.

Estudos anteriores já haviam mostrado que situações estressantes crônicas, como a depressão e estresse pós-traumático, estavam associadas a menores volumes de áreas do cérebro relacionadas à sensibilidade ao estresse e do hipocampo – área ligada à formação da memória. A nova pesquisa, que comparou pacientes com insônia crônica que eram psicologicamente saudáveis a pessoas saudáveis sem problemas de sono, mostrou que a falta de sono também estaria associada à redução cortical.

"Quanto mais severos os problemas de sono dos insones, menor é a densidade da massa cinzenta na região envolvida com a avaliação da ‘agradabilidade’, que pode também ser importante para o reconhecimento do conforto adequado para cair no sono", destacou a pesquisadora Ellemarije Altena. Segundo a especialista, essas descobertas têm incentivado o desenvolvimento do Registro de Sono Holandês, assim como mais estudos para definir os subtipos de insônia e identificar fatores causais dessa relação.

Editor da publicação onde foram publicados os resultados, o médico John Krystal, destacou que a insônia é uma característica comum a quase todas as condições psiquiátricas associadas com a redução do volume cortical. "Na verdade é um sintoma comum de transtornos psiquiátricos ou de altos níveis de estresse na vida", destacou o especialista. "O estudo sugere que há riscos adicionais de não se tratar a insônia, como efeitos prejudiciais sobre a microestrutura cerebral", concluiu.

Fonte: Biological Psychiatry. 15 de janeiro de 2010.