terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Problemas de pele crescem até 20% no verão


Com a chegada do verão, as doenças de pele decorrentes do calor crescem em até 20% - principalmente entre janeiro e fevereiro -, na comparação com os demais meses do ano. O dado alarmante, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, comprova que, nos meses de calor, é preciso tomar ainda mais cuidado com o corpo e o rosto.

Ao contrário do que se imagina, queimaduras causadas pela exposição ao sol não são o principal motivo que levam as pessoas ao consultório do dermatologista. "As campanhas de conscientização funcionaram e as pessoas passaram a se proteger melhor, usando protetores solares. Boa parte das pessoas sabe qual a forma mais saudável de se expor ao sol”, diz o médico Ricardo Tardelli, diretor estadual de saúde.

Em primeiro lugar na lista de doenças de pele características do verão estão as micoses, responsáveis por metade das consultas médicas. O aumento da temperatura e da umidade cria o ambiente ideal para a infestação da pele por fungos, principalmente entre os dedos dos pés e na virilha.

"À primeira vista, as micoses podem não representar muito perigo, além do desconforto causado pela coceira. O problema é o risco de uma infecção secundária, já que esse tipo de lesão pode servir de porta de entrada para bactérias que se alojam no tecido subcutâneo e podem levar a uma doença mais grave em outras partes do corpo, como pernas e costas", enumera Tardelli.

Em segundo lugar estão as manchas causadas pela exposição ao sol, com 30% dos atendimentos. Para evitá-las é necessário fugir do sol das 10h às 16h.

Fechando a lista de doenças dermatológicas que mais levam os paulistas ao médico estão as queimaduras solares. Responsáveis por 20% das consultas essas são as lesões mais perigosas nos dias de calor podendo, inclusive, evoluir para melanoma, um tipo de câncer de pele.

Para se cuidar, é essencial usar filtro solar adequado ao seu tipo de pele mesmo em dias nublados e mesmo quando se está debaixo do guarda-sol, pois os raios ultravioletas refletem da água e na areia. Evite ainda a exposição ao sol entre as 10h e as 16h, seque bem os vãos entre os pés e a virilha, e permaneça o mínimo de tempo possível com roupas de banho molhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário