segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Não exagere no consumo de bebidas isotônicas

Quando sentimos sede já estamos em processo de hipohidratação. E a perda de líquidos pode chegar a 2% do peso corporal. "Por isso, não podemos esperar a manifestação da sede para nos hidratarmos", afirmou a nutricionista Gabriela Guerrero, da RGNutri.

O alerta é ainda mais importante para quem pretende passar o dia sob o sol, se movimentando ou praticando exercícios físicos, que podem provocar a perda de um a dois litros de água por hora.

A solução para manter o corpo hidratado é o consumo de água de maneira constante durante o dia. Não vale apelar para as bebidas isotônicas pensando em prevenir-se de uma maior perda de líquidos.

"Estudos recentes apontam que o alto consumo de bebidas energéticas acabam sobrecarregando os rins pela quantidade de eletrólitos (sais minerais) sem necessidade! Para quem não tem o hábito de beber água, carregue sempre uma garrafinha consigo, não só quando for praticar exercícios físicos, mas também nas atividades do dia a dia. Ao olhar para a sua garrafinha, você automaticamente irá lembrar que tem de tomar água", disse a especialista.

Os principais sai minerais eliminados com o suor são o sódio e o cloro.
Quem for praticar exercícios, segundo a American College Of Sports Medicine, deve começar a hidratação duas horas antes da atividade, com cerca de 500ml de água, e beber pequenas quantidades a cada 20 minutos.

Se a duração do exercício for superior a uma hora, é importante parar e ingerir entre 600 ml e 1,2 litro de água.

Fonte: Terra - Sábado, 19 de dezembro de 2009, 10h02

Nenhum comentário:

Postar um comentário