quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Maus hábitos que levam a problemas cardíacos já eram comuns na antiguidade

Múmias egípcias de até 3,5 mil anos já tinham artérias entupidas.
Naquela época, elite social era mais preguiçosa e sedentária.

Cientistas, norte-americanos e egípcios, submeteram múmias de quase 2 mil anos de idade a exames de tomografia computadorizada, buscando sinais de doença nas artérias do coração e do corpo.

As múmias são do Museu do Cairo, no Egito e forma selecionadas entre as que apresentavam melhor estado de conservação. Foram examinadas 22 múmias, nas quais o coração ou tecido cardíaco podia ser evidenciado pela tomografia.

Os cidadãos egípcios mumificados, tinham vivido em diferentes períodos históricos, variando entre 1500 A.C e 300 D.C. e todos haviam feito parte da elite do reino.

Das 22 múmias examinadas, 16 apresentavam imagens que permitiam a avaliação das artérias do coração ou de outras partes do corpo, permitindo o diagnóstico de aterosclerose.

Para garantir o melhor resultado os laudos foram feitos por cinco especialistas em diagnóstico cardiológico, por tomografia computadorizada, independentemente.


Sedentarismo
Sinais do depósito de gordura nas artérias foram encontrados em 56% das múmias estudadas. O diagnóstico era distribuído de forma equilibrada entre as mulheres e os homens, e mais presente, naqueles que haviam morrido com mais de 45 anos de idade.

Mas se os antigos não fumavam e não tinham as redes de “junk food” que atualmente ajudavam a entupir nossas artérias o que causaria o problema?

A resposta parece estar na classe social daqueles indivíduos. Os antigos egípcios já detinham uma tecnologia agrícola avançada e a criação de animais para abate fazia parte da sua cultura.

E já naquela época a elite social era mais preguiçosa. A principal causa segundo os pesquisadores para explicar a aterosclerose egípcia eram o sedentarismo e a dieta inadequada à pouca atividade física diária.

Portanto a resposta para epidemia de doença cardiovascular pode estar nas areias do deserto. Coma somente o que precisa e faça atividades físicas regularmente.

Fonte: Globo.com 25/11/09 - 18h05 - Atualizado em 25/11/09 - 18h13

Nenhum comentário:

Postar um comentário