quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Estudo indica que exercícios durante a gravidez não aumentam o risco de anemia materna

O exercício regular durante a segunda metade da gravidez não aumenta o risco de anemia materna, e nem altera as variáveis nos exames laboratoriais, segundo estudo recentemente publicado na revista British Journal of Sports Medicine.

Pesquisadores da Suécia e Espanha avaliaram os efeitos do exercício físico regular (três vezes por semana) realizado durante o segundo e terceiro trimestres da gravidez sobre o risco de anemia materna antes do parto em 160 mulheres sedentárias divididas em grupo de treinamento e um grupo controle (80 mulheres em cada grupo). Para fins do estudo, os pesquisadores consideraram, como anemia, níveis de hemoglobina sanguínea inferiores a 11g/dL. Os dados dos exames laboratoriais no momento inicial – primeiro trimestre da gestação – foram registrados, bem como no segundo e terceiro trimestres.

A frequência de participantes com anemia materna foi semelhante entre os dois grupos ao longo da gestação. As alterações hematológicas (no exame de sangue) tiveram um curso normal e semelhante nos dois grupos, refletindo uma queda persistente da hemoglobina ao longo do segundo trimestre devido ao quadro de hemodiluição e aumento posterior devido à hemoconcentração. Estas, segundo os pesquisadores, são alterações habituais encontradas ao longo de uma gestação normal.

Fonte: BJSM. Volume 43, Number 12, 2009. Pages 954-956

Nenhum comentário:

Postar um comentário