terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Chocolates podem ter efeito protetor contra hipertensão, indica estudo


18 de janeiro de 2010 (Bibliomed). Os produtos do cacau, como o chocolate amargo podem ajudar a reduzir a pressão arterial devido ao seu alto conteúdo de flavonoides, segundo estudo publicado este mês no American Journal of Hipertension.

Pesquisadores da Alemanha e Reino Unido realizaram uma meta-análise de estudos randomizados e controlados que avaliaram os efeitos anti-hipertensivos dos produtos do cacau ricos em flavonoides.

Foram avaliados 10 estudos randomizados, envolvendo 297 adultos normotensos ou com pré-hipertensão/hipertensão estágio 1, com o tratamentod tendo duração de duas a 18 semanas.
As análises confirmaram o efeito protetor dos produtos do cacau ricos em flavonoides contra a hipertensão. A alteração média da pressão nos grupos de tratamento entre os estudos analisados foi de -4,5 mmHg para a pressão sistólica e de -2,5 mmHg para a pressão diastólica. Contudo, segundo os autores, foi observada uma heterogeneidade significativa entre os estudos analisados, e questões como a dose apropriada e os efeitos em longo prazo necessitam de maiores investigações, antes que estes produtos sejam recomendados para o tratamento da hipertensão.

Fonte: Am J Hipertension. Volume 23, Number 1, 2010. Pages 97-103
Uol 19/01/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário